Categorias

Notícias

Dezembro 2012
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Sondagem

O SIMA deve apresentar já para 2020 uma proposta de aumento salarial em que nenhuma das categorias profissionais aufira um salário inferior a 750 €?

View Results

Loading ... Loading ...
industriAll
Together At Work
Democracy at Work

O Governo encerrou processo de privatização do Grupo TAP

Após uma enorme maratona de sensibilização e de esclarecimento feita pelas organizações sindicais, (em varias comissões e grupos parlamentares), com o intuito de explicar o gigantesco crime que era seguir com esta privatização, eis que o Governo decidiu encerrar o processo de privatização do Grupo TAP. Esta decisão representa uma grande vitória para o País, para a empresa e em especial para todos os trabalhadores do Grupo TAP. Como é do conhecimento de todos, o Governo anunciou de seguida, que irá desenvolver, no futuro, um novo processo de privatização do Grupo TAP. Em reunião com S/Exa. o Ministro da Economia e do Emprego (MEE), as organizações sindicais , ouviram o mesmo informar de viva voz, a intenção de, por um lado, empenhar-se em resolver a situação de tesouraria do Grupo TAP e por outro, contar com a nossa participação, ajuda e contributo para reestruturar o Grupo, com vista à sua sustentabilidade e ao seu crescimento. (Não têm os trabalhadores feito outra coisa, nas últimas décadas!) Em todo este processo o Sima tem dado todo o seu contributo na defesa do País da Empresa e dos trabalhadores

SIMA REÚNE COM A TYCO

Num quadro marcadamente negro que parece pautar a conjuntura nacional, é com agrado que na reunião teve com a Administração a empresa, esta estrutura pode ouvir que as perspectivas na Tyco são boas, até indo recebe mais trabalho; Isto acompanhada de uma gestão cautelosa.

DESPEDIMENTO COLECTIVO NA KEMET PROSSEGUE

O SIMA participou apenas na segunda reunião deste processo, na medida em que, a alteração de datas pela empresa e não aceitação de nenhuma das datas propostas pelo SIMA assim ditaram. E podemos concluir da postura a empresa neste processo O SIMA questiona a legalidade deste despedimento colectivo na medida pelo facto de poderem existir já listas para despedimento antes de afixação de qualquer critério. Interpelou a DGERT sobre tal e a negociação prossegue dia 20 de Dezembro.

SIMA REÚNE O GRUPO PARLAMENTAR DO PS

O SIMA reuniu com o grupo parlamentar do PS onde expôs toda uma serie de preocupações a nivel geral e muito em concreto como foi o caso da Kemet e da TAP (nota para mais detalhes sobre o SIMA na TAP ver a pagina SIMA TAP no Facebook), entre outras. Parece que esta apresentação sortiu algum efeito face ás declarações emanadas pelos Secretario Geral do PS no dia seguinte á reunião.

TEMPO DE ANTENA DO SIMA

Será já no próximo dia 20 de Dezembro de 2012 (5ª feira) que, uma vez mais como é apanágio do SIMA, será transmitido o seu tempo de antena (antes do telejornal) no Canal 1. Já são mais de dez anos que o SIMA consegue chegar a todos os trabalhadores através do exercício deste direito.

FAURECIA PALMELA

O SIMA apresentou queixa junto da ACT, da DGERT e da Comissão Europeia por entender que o despedimento colectivo na Faurecia em Palmela é ilegal, por estarmos perante uma claríssima violação de normas que emanam da transposição para a legislação nacional de Directivas comunitárias. Muito estranhamos a falta de actuação das autoridades portuguesas neste cenário, agravado ainda por existirem estruturas representativas de trabalhadores que não vieram a público denunciar esta situação.

ISPORECO

SIMA reuniu com a empresa num espirito de dialogo verdadeiramente de salutar que permitiu resolver um conjunto de diversos problemas.

HAWORTH prepara Despedimento Colectivo

A empresa Haworth, no âmbito da sua estratégia de reestruturação, planeia despedir 40 trabalhadores pois outras medidas já não são viáveis como a Lay-off, se são viáveis perderam a criação de uma bolsa de horas para o próximo ano. Do grupo de perto de 4 dezenas de trabalhadores a dispensar, a empresa já chegou a acordo com a maioria. Caso não chegue a acordo com os restantes iniciará um processo de despedimento colectivo formal. O SIMA acompanha de perto a evolução da situação, prestando apoio directo/acessoria aos seus associados e monutorizará todo o processo de despedimento colectivo caso este venha a concretizar-se.