O SIMA, no seguimento do que vem acontecendo nos últimos anos, participou activamente na reunião organizada pela FEM, juntamente com os demais sindicatos europeus, no passado dia 13 de Outubro, para definir uma acção conjunta, a nível europeu, para acompanhar os desenvolvimentos do grupo. Aí, igualmente apresentou a situação que se assiste em Portugal e as preocupações dos trabalhadores portugueses nas diferentes unidades que o grupo detém em Portugal.
Perante os diversos relatos e experiências que foram reportadas pelos diferentes participantes ficou clara a necessidade de uma acção coordenada neste grupo, bem como o reforço do papel do CEE, do grupo, no qual os trabalhadores portugueses são representados por membros do SIMA.
Destacou-se ainda a necessidade de alertar para as condições de trabalho que se encontram nas diferentes unidades do grupo, a nível europeu. Sendo urgente que a criação de uma rede que mantenha a informação actualizada para que também o membro afectado esteja presente na reunião do CEE/secretariado cuja próxima reunião está agendada para o próximo dia 9 de Dezembro, por forma a garantir que todos são tratados da melhor forma.
Esta foi, sem dúvida, uma reunião importante e a discussão fluiu naturalmente e a troca de experiências e preocupações foi uma constante. Tal só sublinha o empenho de todos os envolvidos em manter as actuais unidades do grupo a laborar, valorizando as condições de trabalho.