Categorias

Notícias

agosto 2020
D S T Q Q S S
« Fev    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Sondagem

O SIMA deve apresentar já para 2020 uma proposta de aumento salarial em que nenhuma das categorias profissionais aufira um salário inferior a 750 €?

View Results

Loading ... Loading ...
industriAll
Together At Work
Democracy at Work

Revisão do CCT das Industrias Metalurgicas para 2020

Vem o SIMA  pelo presente informar de que foi revisto o CCT das Industrias Metalúrgicas para 2020 firmado entre o SIMA e a AIMMAP.

Esta é a nova tabela em vigor ( 3 de Fevereiro de 2020).

Informamos igualmente que existem outros sectores com fases de negociação muito avançadas e que esperamos a breve trecho chegar a acordo.

Revisão no Contrato Colectivo SIMA AIMMAP (sector metalúrgico)

Alcançada uma revisão das matérias de expressão pecuniária para o ano de 2017 (mais detalhes na parte Contratação).

Sector Eléctrico

Alcançado novo acordo para o Sector Grossita do Material Eléctrico (CCT com a AGEFE). Alcançada revisão salarial do CCT do Material Eléctrico e Electrónico (CCT com a ANIMEE). Todos os documentos disponíveis na parte Contratação.

REVISÃO DO AE DA TAP

Foi alcançada uma Revisão Salarial no AE da TAP para 2016. (mais detalhes na parte Contratação).

NOVAS TABELAS PARA O SECTOR DO CALÇADO; SECTOR QUÍMICO – 2016 e 2017

Foi alcançada uma revisão com novas tabelas para o sector do Calçado e sector Químico – Tabelas disponíveis na parte Contratação.

Revisão do CCT o Sector Metalúrgico e Metalomecânico 2016

O SIMA anuncia que foi alcançado um acordo de revisão para o sector Metalúrgico e Metalomecânico acordo com a AIMMAP. A revisão inclui as matérias salarias e o subsidio de refeição. Uma vez mais este processo aparece prejudicado em virtude de existirem outras estruturas que tudo aceitam. O SIMA lutou até ver se a Associação, sempre agarrada a essa situação, alteraria essa posição.

Claro que mesmo nada representando teremos sempre esses outros sindicatos a prejudicar os trabalhadores, mas estamos certos que os trabalhadores lhe darão a resposta.

Alertamos para o facto de que este aumento só é aplicado a quem assina a revisão, por isso aqueles que estão em sindicatos que não têm contractos, ou que dizem que têm mas não têm, só lhe é aplicado caso a empresa assim o entenda. Aqueles que criticam os nossos contractos, mas vão a correr para receber os aumentos, é uma vergonha e o descaramento que se repete há anos. A esses dizemos: Digam isso aos trabalhadores, sejam honestos.

Aqueles que sem contrato vêem as suas relações reguladas pelo Código de Trabalho!!! Mas que nada dizem aos trabalhadores.

Se queres ter um contrato colectivo com mais benéficos aumentos salariais tens de estar filiado no SIMA – Um sindicato independente na defesa dos trabalhadores.

Todo o contrato está disponível na web page do SIMA em «contratação», PM no Facebook ou email.

Com o SIMA os trabalhadores são mais fortes!

Novo Salário Minimo

O salário Mínimo passa a ter o novo valor de 505€. Um objetivo pelo qual o SIMA se tem batido ao longo de vários anos, pensamos que fica aquém do que se poderia ser alcançado. Mas uma vitoria neste longo percurso.

PRIMEIRAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS DEFINIDAS A NIVEL EUROPEU

No âmbito do Comite de Dialogo Social Europeu do Sector Químico em que a única estrutura Portuguesa presente é o SIMA, empregadores e sindicatos chegaram a acordo da definição das primeiras categorias profissionais para toda a Europa; Igualmente foram assumidas de comum acordo medidas no âmbito das pensões. Um marco muito significativo no desenvolvimento do dialogo social a nível europeu.

PETIÇÃO DO SIMA NA AUTOVISION

O SIMA levou a cabo uma petição junto dos trabalhadores da AutoVision no sentido daqueles exigirem da empresa a aplicação do Contrato Colectivo para o sector Automovel. Esta petição recolheu mais de 100 assinaturas. O SIMA pretende agora apresentar em mão à empresa os resultados numa ambito de uma reunião com a mesma.

CONCILIAÇÃO QUÍMICOS E FARMACÊUTICOS E OUTROS

Qualquer um dos processos se mostrou infrutífero com mas associações a manterem propostas de aumento de 0%. No que concerne ao CCT das Industrias Farmacêuticas ficou o compromisso de se regressar á mesa negocial imediatamente que saia a nova legislação laboral. Para o sector químico ficou agendada nova reunião. Na empresa CEL CAT , as reuniões de negociação estão suspensas até Junho. Qualquer um dos processos se mostrou infrutífero com mas associações a manterem propostas de aumento de 0%. No que concerne ao CCT das Industrias Farmacêuticas ficou o compromisso de se regressar á mesa negocial imediatamente que saia a nova legislação laboral. Para o sector químico ficou agendada nova reunião. Na empresa CEL CAT , as reuniões de negociação estão suspensas até Junho.