O SIMA, representado através de uma larga delegação, participou, na Conferência Europeia sobre o futuro do sector automóvel, desta feita debruçando-se sobre a questão da mobilidade eléctrica. O SIMA foi, aliás, o único sindicato português presente, de entre entidades e associações empregadoras e sindicatos, institutos, entidades como o parlamento europeu e a Comissão Europeia. Neste evento foram delineadas, de forma muito clara, as linhas mestras dos futuros carros eléctricos na Europa, os passos que já estão efectivamente a serem desenvolvidos bem como foram apresentadas as preocupações que esta matéria ainda suscita e que não podem ser descuradas, tais como a standartização, a segurança e uso em todo o Espaço da UE, preocupações com o meio ambiente, enfim, sobre o que se pretende com um veiculo eléctrico.
Foram igualmente apresentados os veículos bem como a sua viabilidade. Como de todos é conhecido, Portugal irá lançar já no final do ano, sendo o primeiro país a comercializar este tipo de modelo de carro totalmente eléctrico, o modelo da Renault/Nissan.
Já foram, inclusive, divulgados pela empresa qual o valor que aquele veículo terá em Portugal, no decorrer da Conferência, que será de 29.995 já com baterias incluídas e com os incentivos dados pelo Governo. Contudo, outros modelos foram também apresentados, modelos de outras marcas, com diferentes dimensões e combinações e conjugações de grupos do sector automovel(Michelin, Bosch, Delphi entre outros).
Este foi, sem dúvida, um evento importante e um fórum de debate sobre o futuro do sector automóvel.
O SIMA, como sempre na vanguarda dos desenvolvimentos, participou activamente neste evento. Relembramos que, actualmente, a fábrica da Citroen, e Mangualde, já se constroem veículos, destinados ao mercado dos carros eléctricos.
O SIMA continuará a acompanhar de perto a evolução deste segmento de mercado, não descurando as preocupações demonstradas e a protecção dos trabalhadores do sector.